Dicas de como conseguir patrocinadores para o seu evento

10 dicas de como conseguir patrocinadores para o seu evento
Dicas de como conseguir patrocinadores para o seu evento

A conquista de patrocínio é uma etapa bastante importante para qualquer tipo de evento. Por conta disso, você deve conhecer as principais maneiras de garantir patrocinadores, de modo a facilitar a realização do evento produzido por você.

Independentemente de ser pequeno ou de escopo maior, o evento precisa de possíveis investidores, que podem colaborar com dinheiro ou com a atuação em alguma atividade necessária para que o evento aconteça.

Como a participação dos investidores em potencial depende da capacidade de ressaltar a sua credibilidade e provar que patrocinar o evento trará muitos benefícios, você deve se certificar de que as vantagens sejam tão atraentes ao ponto de convencer os responsáveis pelo patrocínio.

Para assegurar o seu êxito nessa fase da produção de eventos, confira 10 dicas de como conseguir patrocinadores para o seu evento e as coloque em prática ao planejar os próximos eventos, desde festas beneficentes até shows de artistas famosos.

1. Lista de possíveis patrocinadores

A primeira ação para conseguir patrocinadores é criar uma lista com quem é do seu interesse. Dê preferência a empresas e marcas de boa credibilidade, afinal, você não vai querer prejudicar seu evento devido à associação a patrocinadores com problemas de reputação. Quanto maior for a lista, mais chances você terá de encontrar interessados em patrocinar seu evento.

2. Apresentação aos patrocinadores potenciais

Outra atitude fundamental é fazer a devida apresentação do seu trabalho para os patrocinadores potenciais. Ao apresentar a sua empresa, como uma espécie de currículo para ter um emprego, você deixará os interessados mais familiarizados com o seu trabalho. Para despertar a atenção de quem está disposto em investir em seu evento, dê exemplos de eventos produzidos por você e explique como é o seu modo de operação.

3. Desenvolvimento da proposta

O maior passo para convencer alguém a patrocinar um evento é elaborar uma proposta de patrocínio. Lembre-se de que o projeto deve explicar detalhadamente como o evento ocorrerá e quais as chances de gerar o retorno esperado pelo patrocinador em potencial. Além disso, não se esqueça de que o projeto precisa conter o tema do evento, as características do público-alvo e os custos para fazer o evento funcionar de acordo com seu planejamento.

4. Elaboração da forma de reconhecimento durante o evento

Os patrocinadores só costumam investir em determinados eventos quando estes permitem que os frequentadores tenham acesso a informações referentes aos investidores. Logo, é indispensável preparar maneiras diferentes de divulgar a participação de um profissional, uma marca ou uma empresa no patrocínio de um evento. Para tanto, basta criar stands de divulgação, atividades relacionadas ao patrocinador, brindes associados ao responsável pelo patrocínio, entre outros jeitos de promoção enquanto o evento acontece.

5. Elo entre público do evento e público do patrocinador

Dependendo da situação, os participantes que são esperados em um evento não fazem parte do público do patrocinador em questão. Nesse caso, é essencial descobrir um elo entre os dois públicos, de modo que você reforce a divulgação nessa parcela da população. Para saber quem pode fazer parte da ligação entre diferentes públicos, você deve coletar dados. Por meio desse mapeamento, você terá condições de chegar a um denominador comum, o que vai ajudar nas informações incluídas no projeto de convencimento dos interessados em patrocinar o evento.

6. Orçamento preciso

Também é imprescindível saber precisamente quanto você necessita para o investidor te ajudar financeiramente. Ao criar um orçamento que leve em conta todos os elementos do evento, você proporcionará uma possibilidade mais exata de saber se tal investimento será realmente vantajoso para o patrocinador. Utilize um modelo de planilha de planejamento financeiro e tenha de fora simplificada todos os gastos e a receita para produção do seu evento.

7. Estudo de novos clientes e consumidores

Faça um estudo do potencial de conquistar novos clientes e consumidores a partir da relação entre um evento e a marca ou empresa que vai patrocinar. Algumas estratégias de divulgação podem gerar mais interessados no patrocinador, especialmente se o evento for um sucesso. É o caso de ações envolvendo a disseminação de sites e perfis em mídias sociais, pelos quais muitos usuários podem saber mais sobre o evento e também sobre o patrocinador.

8. Nada de propaganda enganosa

A honestidade é o melhor negócio para conseguir patrocinadores para um evento. Portanto, nem pense em tentar enganar os interessados em investir no evento, pois isso pode se voltar contra você. Em vez de efetuar promessas que você sabe que não será capaz de cumprir, seja realista e deixe claro tudo aquilo que você tem condições de oferecer.

9. Organização em todas as ações

Seja na criação de um projeto ou na forma de abordagem dos patrocinadores em potencial, lembre-se de agir com o máximo de organização em todas as ações na busca por investidores. Desse modo, você evitará erros capazes de comprometer o resultado desejado.

10. Abordagem adequada

Ao se preparar para abordar um patrocinador potencial, não esqueça que é necessário ter uma abordagem específica para cada tipo de evento. Mais do que isso, você deve preparar uma forma de abordagem que aumente a probabilidade de receber um “Sim” no lugar de um “Não”. Caso você seja rejeitado, não desrespeite a pessoa, pois ela poderá falar mal de você para quem ainda não recebeu a sua proposta.

Por: .produzindoeventos

VEJA TAMBÉM
 VEJA TAMBÉM


Nenhum comentário:

Postagens mais visitadas